ENDODONTIA
A Endodontia é a área de intervenção da Medicina Dentária relacionada com as patologias do nervo, designado tecnicamente por polpa. Constituída por vasos sanguíneos e nervos, a polpa dentária está localizada na parte interior do dente e é responsável pela nutrição e sensibilidade dental.
SINTOMAS
Os principais sintomas na especialidade de endodontia, ou seja, de lesões da polpa dentária são:
- Dor espontânea;
- Sensibilidade ao frio/calor;
- Dor ao toque e na mastigação;
- Desenvolvimento de abcessos ou fístulas (pequena bolha de pus na gengiva).
Em casos específicos de necrose ou inflamação irreversível da polpa dentária, a endodontia mais conhecida por desvitalização, é a única solução para salvar o dente, sendo possível a sua reconstrução para lhe devolver a função mastigatória.
Tramentos Possíveis:
Remoção de Tecido Pulpar: um dos primeiros passos é a remoção da polpa infetada.
Irrigação (Desinfeção) e Obturação dos canais radiculares: desinfeção do sistema de canais radiculares para eliminar todas as baterias. Reconstituição do dente com cimento de forma a ter a aparência natural.
A duração do tratamento endodôntico pode ser variável. Por vezes, não é possível completar o tratamento numa única consulta. No entanto, a Clínica Médica e Dentária providência uma restauração provisória, para que o dente fique sempre protegido até o tratamento ser concluído.