A Prostodontia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida ao restabelecimento e manutenção das funções do complexo maxilo-mandibular, nomeadamente a nível mastigatório, fonético e estético, sendo responsável pelo restabelecimento das funções orais, quer seja através da reconstrução e reparação dos dentes danificados como da colocação de próteses dentárias (unitárias, parciais ou totais) que visam a substituição dos dentes em falta.

A Prótese Fixa pode ser usada em várias situações. Quando o paciente tem um dente já muito reconstruído, que fratura com facilidade, podemos recorrer à colocação de uma coroa – um dente em metalocerâmica, que recobre o seu próprio dente, de modo a protegê-lo de possíveis fraturas.

 
Pode ser usada também, para a substituição de dentes ausentes. Ou seja, usando os dentes adjacentes como pilares, podemos fazer uma “ponde” de coroas (dentes), “colada” aos seus próprios dentes, levando fundido o dente que falta.
 
Pode também ser usada para recobrimento total dos maxilares. O fator estética é muito bem conseguido, sendo que a escolha da forma e da cor se faz com interação entre médico, laboratório e paciente, de forma a chegar ao resultado mais adequado para cada caso.
 
O tipo de material usado é bastante resistente, não fratura com facilidade, não muda de cor e não pigmenta, como os dentes naturais. Pelo que o resultado estético é bastante satisfatório.
 
 A Prótese Fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou “ponte fixa”). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir.

As Próteses Removíveis são substitutos de dentes perdidos que podem ser removidas e recolocadas dentro da sua boca. As próteses removíveis levam algum tempo até que a pessoa se habitue e nunca se fazem sentir como dentes naturais, apesar de hoje em dia, as próteses removíveis apresentam um aspeto mais natural e serem mais confortáveis do que antigamente.

Existem dois tipos principais de próteses removíveis: total ou parcial. O nossos dentista ajudá-lo-à a decidir que tipo de prótese será a melhor mediante o número dentes que serão substituídos e o custo envolvido.

Iniciar conversa
Não hesite em falar connosco!
Olá! Não hesite em falar connosco, encontramo-nos ao dispor.