
IMPLANTOLOGIA
A Implantologia é a área da Medicina Dentária que tem como principal objetivo a substituição de dentes perdidos, através da colocação de implantes.
A necessidade de substituir os dentes naturais por implantes dentários pode ser originada por variadas razões, sendo frequente pelas cáries dentárias, patologias gengivais e lesões nos dentes.
Sintomas:
- No dia-a-dia tem a sensação de desconforto, principalmente nas refeições;
- A sua vida social fica afetada com receio que a sua prótese removível se desloque;
- Sempre que fala publicamente tem o hábito de colocar a mão à frente da boca;
- Com a falta/lesão de um dente (s) parece ter uma imagem mais envelhecida.
Tratamento:
O implante dentário é uma raiz artificial colocada no osso do maxilar. Permite alterar o dente natural por uma coroa semelhante para manter o sorriso esteticamente perfeito. Desde que exista estrutura óssea maxilar, qualquer dente pode ser trocado por um implante dentário.
É possível reabilitar um maxilar inteiro com técnicas que recorrem apenas a 4 “All – on – four” ou 6 “All – on – six” implantes. São opções que permitem reduzir consideravelmente o custo inerente.
Cuidados a ter com os implantes dentários?
A durabilidade de um implante dentário assemelha-se à de um dente natural. Pode durar a vida inteira, se mantiver práticas de uma boa higiene oral.
Recomendam-se hábitos de escovagem, uso de fio dentário e escovilhão para garantir uma gengiva saudável. As consultas de controlo anuais são indispensáveis para uma manutenção mais pormenorizada.