PERIODONTIA

Periodontia é a especialidade da Medicina Dentária e da Odontologia que se dedica às doenças que agridem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, tais como a raiz, osso e ligamento periodontal.

A doença periodontal, mais conhecida por Gengivite e Periodontite, na maioria das vezes é causada por infeções bacterianas que afetam os tecidos que estão à volta dos dentes.

  • Gengivite é uma inflamação causada pelas baterias e resíduos alimentares que ficam entre as gengivas e os dentes.
  • Periodontite é o agravamento do que seria a gengivite. Neste caso, a inflamação afeta o periodonto de sustentação (osso alveolar e ligamentos periodontais) levando o dente a perder a estabilidade e sustentação.

Conhecida como uma das principais causas da perda de dentes nos adultos, a doença periodontal pode ser prevenida através da remoção da placa bacteriana.

O sintoma mais comum da Doença Periodontal é o sangramento da gengiva. No entanto, deve estar atento para situações como a alteração da posição dos dentes, retrações gengivais, acumulação de resíduos de alimento e inchaço.

O tratamento da doença periodontal envolve necessariamente a reeducação do paciente com a transmissão das boas práticas para uma eficaz limpeza caseira dos seus dentes. No consultório realiza-se a raspagem radicular removendo cálculos e bactérias que estão alojados na raiz dental. Marque já a sua consulta.