ODONTOPEDIATRIA

Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

Manter uma dentição saudável é uma preocupação que deve estar presente na rotina diária desde muito cedo. Como o clássico proverbio ensina “De pequenino se torce o pepino”, também as crianças devem aprender como é importante cuidarem dos seus dentinhos.

Os pais são os grandes aliados nesta passagem de conhecimento. No entanto, podem surgir algumas dúvidas:

Qual a idade ideal para a criança ir ao dentista?

Os primeiros dentes, também conhecidos como “dentes de leite” aparecem no primeiro ano de vida. Este é o momento ideal para ter a primeira consulta dentária, um consulta que permitirá conhecer os hábitos preventivos eficazes para a saúde oral.

Com que periodicidade uma criança deve ir ao dentista?

Numa fase inicial, as crianças devem ter um consulta de dentista a cada seis meses. Em casos específicos, aparecimentos frequentes de cáries, o ideal é reduzir a periodicidade para três meses.

Qual a idade ideal para a criança começar a escovar os dentes?

Ensinar uma criança a ter hábitos de higiene orais é uma tarefa muito importante, pois permitirá que num futuro tenha uma dentição saudável. Naturalmente, os cuidados a ter variam conforme a idade:

  • Até aos 3 anos, quando surgir o primeiro dente, a escovagem deve ser feito duas vezes ao dia (obrigatório ao deitar). Pode recorrer a uma gaze, dedeira, ou escova macia.
  • A partir dos 3 anos, a criança deve ser ensinada progressivamente a lavar os seus dentes duas vezes ao dia, sendo sempre acompanhada. A escova deve ser macia e de tamanho adequado, assim como a quantidade de dentífrico a utilizar.

É muito importante estabelecer com o seu dentista os hábitos de higiene orais para o seu filho(a).

Esclarece todas as suas dúvidas : Marque já uma consulta!